quinta-feira, 10 de setembro de 2015

VELASQUEZ_COLUNA 10.09

# Futsal... e o IRINEU Colega – Nos idos tempos do final da década de 70 quando Eu com 16 anos (ainda guri), comecei a trabalhar no meu 1º emprego (Escritório Contábil Ost), foi ali que justamente conheci o Irineu. Logo percebi as características do colega. Tinha um perfil de convicções, era trabalhador e bastante humilde. Mas Eu e Ele, tínhamos uma coisa em comum. Gostávamos “muito” de jogar futsal. Logo formamos uma equipe da empresa quase “imbatível”, para disputar os campeonatos municipais. Valdir Ames (gol), Irineu, Deomar(buzerra), Eu e Gilberto (chigo) Butzen. Na reserva Paulo Riffel e José Wiest. Como jogador, despontava a habilidade do colega e o chute “potente” com as duas pernas, tanto fazia como a bola chegava. Era chute certo para a meta adversária. Em muitas partidas que disputamos como companheiros, em várias oportunidades durante o jogo, dizia para ele “chuta em arco NEM que acerta...”. Claro que ele errava muitos chutes “também”.  # Futsal... e o IRINEU Amigo – Daí pra frente o Irineu e Eu se tornamos muito amigos. Apesar dos 6 anos de diferença de idade, nunca pressenti cansaço do meu amigo numa partida de futebol. Pelo contrário, sobrava disposição ao encerramento dos jogos. E foi naquela época, início da década de 80 que nós DOIS participamos da Seleção de Futsal do munícipio. Normalmente o Irineu era titular... mas quando não saía jogando.. ele ficava bravo e emburrado, baixava a cabeça e acenava negativamente (num gesto que era característica dele), que isso não estava certo. Tanta era a vontade dele jogar... que tanto servia jogar na ala esquerda ou direita, mas queria ser titular. Eram muitos os momentos de amizade e de felicidade. 
 Também foi um assíduo jogador de futebol de campo. Participou de “quase” todas as equipes do munícipio, tanta era “a fome” por jogar bola. Lembro de UMA partida decisiva (ano 2000). Final do Campeonato Municipal. Eu jogava pelo Flamengo da La. Divisa. O amigo Irineu pelo Botafogo da cidade. Primeiro jogo vencido por nós (5x0) no campo da baixada. Segundo jogo na Linha Divisa. Naquela época não valia saldo de gols. Vitória do Botafogo (1x0), gol do IRINEU e vitória da equipe deles nos pênaltis. Foi verdadeiramente um jogo, em ele (Irineu) lembrou-se daquela velha frase que lhe dizia tantas vezes quando éramos companheiros “chuta em arco NEM que acerta...”. E naquele dia ele acertou um chute indefensável... O Botafogo do Irineu, CAMPEÃO. # Futsal... e o IRINEU Camarada – O tempo passa e a distância vai nos afastando. Cada um com suas prioridades de vida. Eu já “aposentado” do futebol. Mas o Irineu persistindo naquilo que mais gostava, jogando seu futsal. Ultimamente comemoramos “muitos” títulos pelo nosso INTERNACIONAL, agora já como torcedores. Minha amizade passou a ser maior com o filho Beto, nas disputas de partidas de tênis. Excelente rapaz o seu filho, puxou muito pelo Pai. O Irineu virou meu camarada... Quando ainda nos encontrava, rememorávamos coisas do passado. Sempre com assuntos ligados ao futebol.
 E quis Deus justamente “chamar” o Irineu, quando ele estava fazendo uma das coisas que mais gostava... Jogando uma partida de Futsal... E hoje, quando presto essa última homenagem ao Irineu, tenho certeza de que Deus o convocou para participar da “Seleção de FUTSAL da equipe do Céu”. Descanse em paz colega, amigo e camarada Irineu. A sua missão no futebol você cumpriu e muito bem...



Nenhum comentário:

Postar um comentário